terça-feira, 19 de junho de 2018

Desafio World Cup Literário - Resultados Fase 1

Olá a todos!
Vim postar os resultados da Fase 1 do Desafio World Cup Literário.


Fase 1:
14/06: Rússia - Arábia Saudita (Grupo A).
15/06: Egito - Uruguai (A) ; Marrocos - Irão (Irã) (B); Portugal - Espanha (B).
16/06: França - Austrália (C); Argentina - Islândia (D); Peru - Dinamarca (C); Croácia - Nigéria (D).
17/06: Costa Rica - Sérvia (E); Alemanha - México (F) ; Brasil - Suíça (E).
18/06: Suécia - Coreia do Sul (F); Bélgica - Panamá (G); Tunísia - Inglaterra (G).
19/06: Colômbia - Japão (H); Polónia - Senegal (H).

Apostas:
14/06: Rússia.
15/06: Uruguai; Irão; Portugal.
16/06: França; Argentina; Peru; Croácia.
17/06: Sérvia; Alemanha; Brasil.
18/06: Suécia; Bélgica; Inglaterra.
19/06: Colômbia; Polónia.

Resultados:
14/06: Rússia - Arábia Saudita (Grupo A) = Vence Rússia 5-0
15/06: Egito - Uruguai (A) = Vence Uruguai 0-1 ; Marrocos - Irão (Irã) (B) = Vence Irão (Irã) 0-1 ; Portugal - Espanha (B) = Empate 3-3
16/06: França - Austrália (C) = Vence França 2-1 ; Argentina - Islândia (D) = Empate 1-1 ; Peru - Dinamarca (C) = Vence Dinamarca 0-1 ; Croácia - Nigéria (D) = Vence Croácia 2-0
17/06: Costa Rica - Sérvia (E) = Vence Sérvia 0-1 ;  Alemanha - México (F) = Vence México 0-1 ; Brasil - Suíça (E) = Empate 1-1
18/06: Suécia - Coreia do Sul (F) = Vence Suécia 1-0 ; Bélgica - Panamá (G) = Vence Bélgica 3-0 ; Tunísia - Inglaterra (G) = Venceu Inglaterra 1-2
19/06: Colômbia - Japão (H) = Venceu Japão 1-2 ; Polónia - Senegal (H) = Venceu Senegal 1-2

A primeira fase deu 9 livros nacionais (portugueses) e 6 livros estrangeiros.

Empates: Argentina - Islândia - Livro Estrangeiro ; Alemanha - México - Livro Estrangeiro.

(AVISO: As regras referem que o país que torcemos não precisamos de fazer)

Nacionais:


Nome: Ensaio sobre a Cegueira
Autor: José Saramago
Ano: 1995.
Número de páginas: 310.
Sinopse: Um motorista parado no sinal descobre que está subitamente cego. É o primeiro caso de uma "treva branca" que logo se espalha incontrolavelmente. Resguardados em quarentena, os cegos se perceberão reduzidos à essência humana, numa verdadeira viagem às trevas.

Opinião: Este livro mostra a importância da visão. É um livro muito "sofredor" e um tanto quanto "violento", mas gostei.



Nome: Os Maias
Autor: Eça de Queiroz
Ano: 1888
Número de páginas: 720
Sinopse:  A obra ocupa-se da história de uma família (Maia) ao longo de três gerações, centrando-se depois na última geração e dando relevo aos amores incestuosos de Carlos da Maia e Maria Eduarda.
Mas a história é também um pretexto para o autor fazer uma crítica à situação decadente do país (a nível político e cultural) e à alta burguesia lisboeta oitocentista, por onde perpassa um humor (ora fino, ora satírico) que configura a derrota e o desengano de todas as personagens.

Opinião: Fiquei muito "vidrada" na história entre Carlos da Maia e Maria Eduarda. Gostei de ler o livro, embora tenha achado as primeiras páginas um pouco cansativas de ler (não vou soltar spoiler para quem ainda não leu).



Nome: O Rapaz de Bronze
Autora: Sophia de Mello Breyner Andresen
Ano: 1956
Número de páginas: 52
Sinopse:  Num jardim maravilhoso, existe uma estátua que, à noite, se enche de vida e reina sobre todas as plantas, com justiça e sensatez.
Florinda vai conhecer o Rapaz de Bronze e viver uma dessas noites mágicas em que a verdadeira natureza dos seres se revela.

Opinião: Li no tempo em que estive na escola, mas não achei tão bom quanto outros que li da mesma autora. Não foi dos meus favoritos.


Nome: A Filha do Capitão
Autor: José Rodrigues dos Santos
Ano: 2004
Número de páginas: 634
Sinopse: O capitão Afonso Brandão mudou a sua vida quase sem o saber, numa fria noite de boleto, ao prender o seu olhar numa bela francesa de olhos verdes e voz de mel. O oficial comandava uma companhia da Brigada do Minho e estava havia apenas dois meses nas trincheiras da Flandres quando, durante o período de descanso, decidiu ir pernoitar a um castelo perto de Armentières. Conheceu aí uma deslumbrante baronesa e entre eles nasceu uma atracção irresistível.

Opinião: Comprei pela capa bonita, mas ainda não o li.


Nome: A Última Feiticeira
Autora: Sandra Carvalho
Ano: 2005
Número de páginas: 360
Sinopse: O fantástico épico está novamente de parabéns com mais um estreia literária de uma autora portuguesa que a Presença propõe ao seu público. Em "A Saga das Pedras Mágicas" os heróis, diz-nos Sandra Carvalho, têm uma profunda ligação à Natureza e aos Elementos, são apaixonados pela Vida e inteiramente determinados na sua coragem. A acção passa-se num tempo em que os sábios Druidas se recolhiam nas florestas para perpetuarem o Conhecimento que em eras passadas lhes fora transmitido pelos Seres Mágicos. O berço da heroína desta história, Catelyn, e dos seus cinco irmãos varões, situa-se na Grande Ilha, cada vez mais fustigada pelos ataques dos Viquingues. Os senhores locais formaram uma Aliança para os repelirem, consolidando essa política através de casamentos combinados entre os herdeiros das grandes famílias. Depois de uma infância paradisíaca, Catelyn cresce num mundo cada vez mais violento, assistindo impotente às manipulações da maldosa Myrna, a protegida do homem com quem o pai de Catelyn destinou casá-la.

Opinião: Para ser sincera, não gostei muito deste livro.


Nome: Frei Luís de Sousa
Autor: Almeida Garrett
Ano: 1844
Número de páginas: 120
Sinopse: Drama representado pela primeira vez em 1843, publicado em 1844, é considerado a obra-prima do teatro romântico e uma das obras-primas da literatura portuguesa.
O enredo, inspirado na vida do escritor seiscentista Frei Luís de Sousa, de seu nome secular D. Manuel de Sousa Coutinho, tem como pano de fundo a resistência à dominação filipina.
Na célebre memória "Ao Conservatório Real" que acompanha a peça, Garrett critica o modo como na sua época se pretende fazer o drama, com um excesso de violência e de imoralidade, e alega ter desejado "excitar fortemente o terror e a piedade", usando de contenção e simplicidade.
Opinião: Li na escola e gostei muito dele. Lê-se muito rápido.



Nome: O amor é Fodido
Autor: Miguel Esteves Cardoso
Ano: 2009
Número de páginas: 184
Sinopse: O regresso de MEC
«As lágrimas das raparigas refrescam-me. Levantam-me o moral. Às vezes lambo-a dos cantos dos olhos. São pequenos coquetéis sem álcool, inteiramente naturais. Dizer: "Não chores" funciona sempre, porque só mencionar o verbo "chorar" emociona-as e liberta-as, dando-lhes carta branca para chorar ainda mais. Só intervenho com piadas e palavras de esperança e de amor quando elas vão longe de mais e começam, por exemplo, a pingar do nariz.»

Opinião: Adorei este livro. A primeira coisa que me chamou à atenção foi o título. Comprei-o por isso, mas percebi que havia mais que um título. Está muito bem escrito. O autor prende o leitor à narrativa. Gostei.


Nome: Caim
Autor: José Saramago
Ano: 2009
Número de páginas: 182
Sinopse: Caim revela o que há de moderno e surpreendente na prosa de Saramago: a capacidade de fazer nova uma história que se conhece do princípio ao fim. Um relato irónico e mordaz no qual o leitor assiste a uma guerra secular, e de certa forma, involuntária, entre o criador e a sua criatura.

Opinião: Espero que não me matem, mas eu não gostei deste livro. Dos piores que eu li do Nobel.


Nome: A Menina do Mar
Autora: Sophia de Mello Breyner Andresen
Ano: 1958
Número de páginas: 40
Sinopse: É a história de amizade entre um rapaz e uma Menina. Ela vive no mar, e é bailarina da "Grande Raia", uma rainha dos mares, que sobre ela mantém vigilância, não a deixando realizar o seu sonho de conhecer a terra firme, onde mora o rapaz. Além disso, a menina não consegue sobreviver longe da água, pois, fica desidratada, ainda que consiga respirar dentro e fora de água. O rapaz, com quem estabelece amizade, tem o desejo de conhecer o fundo do mar. A história desenrola-se com a tentativa dos dois em realizar os seus sonhos.

Opinião: O livro que eu mais gosto da autora é este. Li e reli milhares de vezes na escola e ainda hoje quando não tenho livros para ler (ou melhor, quando não tenho vontade de ler livros novos!) eu volto a ler.

Estrangeiros:


Nome: Fallen (Série Fallen - Livro 1)
Autora: Lauren Kate
Ano: 2009
Número de páginas: 328
Sinopse: Algo parece estranhamente familiar em relação a Daniel Grigori. Solitário e enigmático, ele chama a atenção de Luce logo no seu primeiro dia de aula no internato. A mudança de escola foi difícil para a jovem, mas encontrar Daniel parece aliviar o peso das sombras que atormentam seu passado: um incêndio misterioso levou Luce até ali. Irremediavelmente atraída por Daniel, ela quer descobrir qual é o segredo que ele precisa tanto esconder… mesmo que isso a aproxime da morte. (Via Wikipédia)

Opinião: Não é um género de livro que goste, mas este me cativou.


Nome: Um Refúgio para a Vida
Autor: Nicholas Sparks
Ano: 2010
Número de páginas: 356
Sinopse: Katie, uma jovem reservada e bonita, vai viver para a cidade de Southport, na Carolina do Norte, onde todos se interrogam sobre o seu passado. Que mistérios esconderá aquela mulher que parece determinada em encobrir os seus encantos e evitar novos laços afectivos? No entanto, e apesar de todas as suas reservas, Katie começa a criar raízes naquela pequena comunidade, à medida que uma nova amizade e um novo amor lhe vão fazendo baixar as defesas. Nicholas Sparks traz-nos uma protagonista fragilizada por um amor que se desvirtuou e que tem de aprender a lidar com as suas sequelas se quiser voltar a amar.

Opinião: Só o nome dispensa apresentações. Gostei do livro. Fiquei apaixonada pela personagem Katie.


Nome: Quando a Vida se Ilumina
Autor: Serdar Ozkan
Ano: 2010
Número de páginas: 174
Sinopse: Quando a Vida Se Ilumina é um livro sobre a esperança, o amor incondicional e o milagre da vida.
Num barco ao largo do mar Egeu, o jovem Omer tenta suicidar-se, mas os seus intentos são gorados quando um estranho ser abalroa o seu barco.
Outrora, uma criança e um golfinho tornaram-se amigos, nadaram no vasto mar e conheceram as suas maravilhas. Mas a amizade que os une é subitamente quebrada e a criança fica destroçada.
Quando as duas histórias se unem, Omer terá de recordar as lembranças do Verão em que foi feliz com o seu amigo marinho e espírito da luz e aceitar tranquilamente a vinda do Anjo da Morte.
Opinião: O livro fez-me pensar que estava lendo um livro da Sophia de Mello Breyner, mas não era de um autor português. Gostei muito do enredo e das personagens.



Nome: Cidade de Ladrões
Autor: David Benioff
Ano: 2009
Número de páginas: 296
Sinopse: A odisseia de dois jovens decididos a sobreviver durante o deplorável cerco a Leninegrado, contra todas as possibilidades, e a quem é confiada uma missão em que o frio, a fome e as autoridades russas se revelam tão perigosos como as forças invasoras da Wehrmacht.
Os rapazes encontram-se pela primeira vez numa cela, onde esperam a execução sumária devido a acusações de legitimidade duvidosa. No entanto, ao invés de uma bala na nuca, recebem uma terrível tarefa: numa cidade sitiada, sem quaisquer provisões, terão de arranjar uma dúzia de ovos para o bolo de casamento da filha de um poderoso coronel. Lev e Kolya embarcam assim numa missão de cinco dias em busca do impossível, que os atira das ruas caóticas de Leninegrado para os campos devastados por trás das linhas alemãs. Pelo caminho vão encontrando assassinos, guerrilheiros e, por fim, o próprio exército alemão. Uma inesperada relação de cumplicidade acaba por se estabelecer entre o adolescente sério e o seu imprevisível companheiro, um sedutor incorrigível, cuja louca, porém enternecedora, bravura poderá conduzi-los tanto à morte como ao sucesso da missão.

Opinião:  O livro prende a atenção do leitor logo ao início. Não fala apenas sobre a história Russa, também tem aventura e alguma comédia.


Nome: Quando Menos Esperamos
Autora: Sarah Dunn
Ano: 2010
Número de páginas: 248
Sinopse: Holly Frick é uma escritora nova-iorquina de trinta e cinco anos, inteligente e divertida, que se vê confrontada com a separação do marido. Alex, por quem ainda está apaixonada. No seu círculo de amigos todos parecem capazes de retirar algum prazer da situação de vida em que se encontram, e Holly decide fazer o mesmo. Compra um cão e envolve-se com um rapaz bastante mais novo. O quotidiano de Holly e dos seus amigos, as amizades, os casos amorosos e as aventuras sexuais, a busca incessante da felicidade do amor e as dificuldades em manter uma relação estável formam um complexo padrão afectivo e emocional que é aqui retratado com profundidade, subtileza e muito humor.

Opinião: Amo livros que tenham cães, então esse livro é maravilhoso para mim.


Nome: A Talentosa Flávia de Luce
Autor: Alan Bradley
Ano: 2009
Número de páginas: 328
Sinopse: Subitamente, Buckshaw é atingida por uma série de acontecimentos inexplicáveis. Um pássaro morto é encontrado no degrau da porta, com um selo de correio espetado no bico. Algumas horas depois, Flavia descobre um homem caído no meio dos pepinos e vê-o exalar o seu último suspiro. Para a pequena, que fica ao mesmo tempo chocada e encantada, a vida começa realmente a sério quando o homicídio chega à velha mansão. Uma pintura perspicaz do sistema de classes e da sociedade da época, A Talentosa Flavia de Luce é uma história de enganos magistralmente contada e um magnífico gozo literário.

Opinião: Pela capa nunca imaginei que o livro fosse mais policial. Mas eu gostei da surpresa.

Sem comentários:

Enviar um comentário