sexta-feira, 29 de junho de 2018

Desafio World Cup Literário - Resultados Fase 3

Olá a todos!
Deixo aqui os meus resultados da Fase 3.


Fiquei com 5 livros Nacionais (Portugueses) e  10 livros Estrangeiros.

Empates: Escolhi só livros estrangeiros para o número ser semelhante entre portugueses e estrangeiros.

Fase 3:
25/06: Arábia Saudita - Egito (A); Uruguai - Rússia (A); Irão (Irã) - Portugal (B); Espanha - Marrocos (B).
26/06: Austrália - Peru (C); Dinamarca - França (C); Nigéria - Argentina (D); Islândia - Croácia (D).
27/06: México - Suécia (F); Coreia do Sul - Alemanha (F); Suíça - Costa Rica (E); Sérvia - Brasil (E).
28/06: Senegal - Colômbia (H); Japão - Polónia (H); Inglaterra - Bélgica (G); Panamá - Tunisia (G).

Apostas:
25/06: Egito (Perdeu 2-1)
Livro Estrangeiro


Nome: O Segredo
Autora: Rhonda Bryne
Ano: 2007
Número de páginas: 204
Sinopse: A autora, Rhonda Byrne, descobriu que a maioria das pessoas que têm ou tiveram sucesso conheciam um Grande Segredo, e dá exemplos que vão desde Einstein a Galileu Galilei. A partir dessa descoberta, ela foi procurar pessoas que actualmente conhecessem o Segredo e vivessem de acordo com ele (como por exemplo o autor de Conversas com Deus ou o autor de Os Homens São de Marte as Mulheres São de Vénus). Falou com elas, entrevistou-as, e através do testemunho delas vai explicando no livro a "lei da atracção": nós atraímos aquilo que queremos atrair e, se queremos atrair o sucesso, conseguimos atrair o sucesso.
Na origem do livro está um documentário feito para a televisão australiana que se tornou num sucesso global.

Opinião: Achei interessante porque explica algumas coisas que desconhecíamos.

25/06: Uruguai (Venceu 3-0)
Livro Nacional



Nome: A Lua de Joana
Autora: Maria Teresa Maia Gonzalez
Ano: 1994
Número de páginas: 156
Sinopse: É a história de Joana que perdeu recentemente a sua melhor amiga, Marta, devido a uma overdose. O livro pode ser considerado uma espécie de diário (apesar de não o ser) em que Joana escreve cartas para a sua amiga que já morreu. Conta-lhe todos os acontecimentos do seu dia a dia. No meio do quarto de Joana há uma lua suspensa do teto por uma corrente, um baloiço imaginado.

Opinião: É incrível este livro. Li na escola e fiquei emocionada pelo relato.

25/06: Portugal (Empatou)
- Sem livro

25/06: Espanha (Empatou)
Escolha de livro Estrangeiro



Nome: O Céu Existe Mesmo
Autores: Todd Burpo e Lynn Vicent
Ano: 2010
Número de páginas: 159
Sinopse: Colton Burpo tinha quatro anos quando foi operado de urgência. Meses mais tarde, começou a falar daquelas breves horas em que esteve entre a vida e a morte, e da sua extraordinária visita ao céu. O seu relato só agora foi revelado pelos pais. E tornou-se num fenómeno editorial sem precedentes.
Foi em 2003 que o pequeno Colton, sentado na sua cadeirinha no banco de trás do carro, começou a falar sobre os anjos que o tinham visitado durante a operação à apendicite aguda... O pai, sacerdote, nem queria acreditar. Estacionou, respirou fundo, e fez algumas perguntas ao filho. E o miúdo respondeu, sem dar muita importância ao assunto. Falou do que viu, dos seus encontros com Deus e com Jesus, das visões que teve durante a cirurgia, da mãe e do pai a rezarem enquanto ele era operado. Foi apenas o início. Colton tinha de facto visitado o céu, e trazia consigo uma importante mensagem para partilhar.

Opinião: Responde a perguntas como: O céu existe mesmo? Há vida para além da morte? Gostei!

26/06: Austrália (Perdeu 0-2)
Livro Estrangeiro


Nome: Nunca Me Esqueças
Autora: Lesley Pearse
Ano: 2008
Número de páginas: 432
Sinopse: Até onde iria por amor? Num dia… Com um gesto apenas… A vida de Mary mudou para sempre. Naquele que seria o dia mais decisivo da sua vida, Mary - filha de humildes pescadores da Cornualha - traçou o seu destino ao roubar um chapéu. O seu castigo: a forca. A sua única alternativa: recomeçar a vida no outro lado do mundo. Dividida entre o sonho de começar de novo e o terror de não sobreviver a tão dura viagem, Mary ruma à Austrália, à época uma colónia de condenados. O novo continente revela-se um enorme desafio onde tudo é desconhecido… como desconhecida é a assombrosa sensação de encontrar o grande amor da sua vida. Apaixonada, Mary vai bater-se pelos seus sonhos sem reservas ou hesitações. E a sua luta ficará para sempre inscrita na História.
Inspirada por uma excepcional história verídica, Lesley Pearse - a rainha do romance inglês - apresenta-nos Mary Broad e, com ela, faz-nos embarcar numa montanha-russa de emoções únicas e inesquecíveis.

Opinião: Achei que fosse mais uma história de amor linda, mas admirei-me. O livro é muito pesado emocionalmente. Surpreendeu-me bastante pela positiva.

26/06: França (Empatou)
Escolha de Livro Estrangeiro


Nome: A Criança que não Queria Falar
Autora: Torey Hayden
Ano: 2007
Número de páginas: 240
Sinopse: Esta é a história verídica e comovente da relação entre uma professora que ensina crianças com dificuldades mentais e emocionais e a sua aluna, Sheila, de seis anos, abandonada por uma mãe adolescente e que até então apenas conheceu um mundo onde foi severamente maltratada e abusada. Relatada pela própria professora, Torey Hayden, é uma história inspiradora, que nos mostra que só uma fé inabalável e um amor sem condições são capazes de chegar ao coração de uma criança aparentemente inacessível. Considerada uma ameaça que nenhum pai nem nenhum professor querem por perto de outras crianças, Sheila dá entrada na sala de Torey, onde ficam as crianças que não se integram noutro lugar. É o princípio de uma relação que irá gerar fortes laços de afecto entre ambas, e o início de uma batalha duramente travada para esta criança desabrochar para uma vida nova de descobertas e alegria.

Opinião: O livro fala do abandono, de crianças difíceis que precisam apenas de ser amadas. Foi emocionante de ler.

26/06: Argentina (Venceu 1-2)
Livro Nacional


Nome: Os Retornados
Autor: Júlio Magalhães
Ano: 2008
Número de páginas: 312
Sinopse: Outubro, 1975.
Quando o avião levantou voo deixando para trás a baía de Luanda, Carlos Jorge tentou a todo o custo controlar a emoção. Em Angola deixava um pedaço de terra e de vida. Acompanhado pela mulher e filhos, partia rumo ao desconhecido. A uma pátria que não era a sua. Joana não ficou indiferente ao drama dos passageiros que sobrelotavam o voo 233. O mais difícil da sua carreira como hospedeira. No meio de tanta tristeza, Joana não conseguia esquecer o olhar firme e decidido de Carlos Jorge. Não percebia porquê, mas aquele homem perturbava-a profundamente. Despertava-a para a dura realidade da descolonização portuguesa e para um novo sentimento que só viria a ser desvendado vinte anos mais tarde. Foram milhares os portugueses que entre 1974 e 1975 fizeram a maior ponte área de que há memória em Portugal. Em Angola, a luta pelo poder dos movimentos independentistas espalhou o terror e a morte por um país outrora considerado a jóia do império português. Naquela espiral de violência, não havia outra solução senão abandonar tudo: emprego, casa, terras, fábricas e amigos de uma vida.

Opinião:  É um livro que tem um pouco da História de Portugal. Gosto!

26/06: Islândia (Perdeu 1-2)
Livro Estrangeiro


Nome: Marcada
Autoras: P.C. Cast e Kristin Cast
Ano: 2009
Número de páginas: 328
Sinopse: Marcada é o primeiro livro da série "House Of Night" (traduzindo: Casa da Noite).
Os livros narram a estória de Zoey Redbird, uma adolescente de 16 anos que é marcada pela deusa Nyx (a personificação da noite) e tem que se mudar para House Of Night, onde deve enfrentar o período de transformação. Ela deixa para trás os amigos, o namorado e a família, que inclui um padrasto hipócrita, uma mãe submissa e dois irmãos problemáticos. Lá ela terá um treinamento necessário para a sua vida adulta como vampira. Passará por várias transformações, que podem torná-la vampira, ou matá-la, caso o seu corpo rejeite a mudança.

Opinião: É um livro muito fácil de ler. Não só o primeiro "Marcada", mas todos. Ao início achei que fosse uma imitação dos livros da Stephenie Meyer, "Crepúsculo", mas cheguei à conclusão que não. A personagem principal chega a irritar (na minha opinião) devido ao seu egocentrismo, no entanto, gostei muito do livro.

27/06: México (Perdeu 0-3)
Livro Estrangeiro


Nome: Anna Karenina
Autor: Liev Tolstói
Ano: 1877
Número de páginas: 864
Sinopse: Uma das melhores obras de Tolstói, o romance Anna Karenina narra a história do amor difícil e controvertido vivido pela protagonista Ana na Rússia czarista. Ela é uma mulher casada que vai atrás do seu amante Vronski mas, arrebatada por uma paixão proibida, resvala cada vez mais para um abismo de mentiras e destruição. Tolstói questiona o significado da vida e da justiça social tendo como pano de fundo as crises familiares. É o maior romance do adultério na literatura universal.

Opinião: Sem palavras. É um clássico.

27/06: Alemanha (Perdeu 2-0)
Livro Estrangeiro



Nome: A Paixão de Jane Eyre
Autora: Charlotte Brontë
Ano: 1847
Número de páginas: 458
Sinopse: A Paixão de Jane Eyre é a história de uma órfã que vive com a sua desagradável tia e os seus nada atractivos primos. Mais tarde, colocada num asilo, Jane começa a desenvolver um espírito independente para a época e aprende que a melhor maneira de manter o respeito próprio na adversidade é manter o autocontrole. Esta aprendizagem servir-lhe-á para toda a vida e permite-lhe repudiar noivos, ser auto-suficiente, mudar de identidade e encontrar um seu igual ao nível intelectual e da paixão sexual.

Opinião: Adoro as irmãs Brontë, então... é isso!

27/06: Suiça (Empatou)
Escolha de Livro Estrangeiro


Nome: Felizes Para Sempre
Autora: Nora Roberts
Ano: 2014
Número de páginas: 288
Sinopse: Enquanto relações públicas de uma empresa de organização de casamentos, Parker Brown tem um talento excepcional para realizar os sonhos das noivas mais exigentes. Mas é incapaz de sonhar sobre o seu próprio futuro.
O mecânico Malcolm Kavanaugh adora descobrir como funcionam as coisas. E perceber os segredos de uma mulher complexa e deslumbrante como Parker é um desafio.
Parker e Malcom, quando estão juntos, fazem faísca. Mas ambos sabem que passar de um pequeno flirta uma relação séria é um passo muito importante. Os riscos que Parker correu nos negócios sempre valeram a pena, mas arriscar o seu coração é algo que a jovem não sabe se pode fazer... Felizmente, Malcom irá mostrar-lhe que a vida é demasiado curta para não ser vivida ao máximo.

Opinião: É uma linda história de amor. Nora Roberts é das melhores autoras para escrever isso, eu acho.

27/06: Brasil (Venceu 0-2)
Livro Nacional


Nome: Inês de Portugal
Autor: João Aguiar
Ano: 1997
Número de páginas: 144
Sinopse: Castelo de Santarém, num dia do ano de Cristo de 1359.
Enquanto El-Rei D. Pedro I corre a caça pelos campos, os seus conselheiros Álvaro Pais e João Afonso Tello esperam com sombria ansiedade a chegada de dois prisioneiros, Álvaro Gonçalves e Pero Coelho, dois dos "matadores" de Inês de Castro (o terceiro, Diogo Lopes Pacheco, logrou fugir e refugiou-se em França). A esses homens havia sido solenemente prometido perdão, mas o Rei, decidido a vingar a única mulher que amou, quebrou o juramento feito, e agora eles vêm, debaixo de ferros, a caminho de Santarém. É este o ponto de partida de Inês de Portugal. Mas ao longo das suas páginas é todas a história de Pedro e Inês que João Aguiar reconstrói, abordando pela primeira vez um tema histórico posterior à Nacionalidade e fazendo-o desde logo com um dos mitos maiores da nossa consciência de Nação.

Opinião: Eu adoro a história de Inês de Castro, logo adorei o livro.

28/06: Colômbia (Venceu 0-1)
Livro Nacional



Nome: O Filho de Mil Homens
Autor: Valter Hugo Mãe
Ano: 2011
Número de páginas: 260
Sinopse: Esta é a história de Crisóstomo que, chegando aos quarenta anos, lida com a tristeza de não ter tido um filho. Do sonho de encontrar uma criança que o prolongue e de outros inesperados encontros, nasce uma família inventada, mas tão pura e fundamental como qualquer outra.
As histórias do Crisóstomo e do Camilo, da Isaura, do Antonino e da Matilde mostram que para se ser feliz é preciso aceitar ser o que se pode, nunca deixando contudo de acreditar que é possível estar e ser sempre melhor. As suas vidas ilustram igualmente que o amor, sendo uma pacificação com a nossa natureza, tem o poder de a transformar.

Opinião: A sinopse já revela muito, então não vou me alongar porque posso soltar spoiler. É um bom livro!

28/06: Polónia (Venceu 0-1)
Livro Nacional



Nome: O Último Segredo
Autor: José Rodrigues dos Santos
Ano: 2011
Número de páginas: 564
Sinopse: Uma paleografa é brutalmente assassinada na Biblioteca Vaticana quando consultava um dos mais antigos manuscritos da Bíblia, o “Codex Vaticanus”. A polícia italiana convoca o célebre historiador e criptanalista português, Tomás Noronha, e mostra-lhe uma estranha mensagem deixada pela assassino ao lado do cadáver.
A inspectora encarregada do caso é Valentina Ferro, uma beldade italiana que convence Tomás a ajudá-la no inquérito. Mas a sucessão de homicídios semelhantes noutros pontos do globo leva os dois investigadores a suspeitarem de que as vítimas estariam envolvidas em algo que as transcendia. Na busca da solução para os crimes, Tomás e Valentina põem-se no trilho dos enigmas da Bíblia, uma demanda que os conduzirá à Terra Santa e os colocará diante do último segredo do Novo Testamento.

Opinião: O escritor José Rodrigues dos Santos retrata muito a religião, principalmente os assuntos da Igreja. Como já vem sendo habitual nos seus livros, o escritor coloca como protagonista o historiador e criptanalista Tomás de Noronha para investigar primeiro a morte de uma amiga, que é brutalmente assassinada na Biblioteca do Vaticano. No entanto, depressa se seguem mais duas mortes semelhantes: um outro historiador aparece degolado à entrada do Chester Beatty Library em Dublin onde o espólio de Bíblias é ainda melhor do que no Vaticano e um conceituado professor também aparece morto com o mesmo modus operandi junto à casa Balabanou. Junto aos cadáveres é sempre deixado um enigma que Tomás desvenda facilmente. Num instante, ele liga esses enigmas às fraudes inseridas no Novo Testamento e a uma seita religiosa denominada Sicarii.
Pelo meio, junta-se a história de Virgem Maria, de Jesus Cristo.
Gostei muito do livro!

28/06: Inglaterra (Perdeu 0-1)
Livro Estrangeiro



Nome: Doce Vingança
Autora: Jill Mansell
Ano: 2009
Número de páginas: 368
Sinopse: Miranda conhece Greg numa festa. Ele é bonito, divertido e descomprometido. Tudo o que uma rapariga precisa para dar emoção à sua vida. Céus, ele é praticamente perfeito! Claro que Greg não lhe contou que acabara de abandonar a mulher grávida... E quando a jovem socorre um sem abrigo na rua, mal sabe ela que está na verdade a participar numa experiência de televisão com o jornalista Daniel Delancey, que se delicia a transtornar a vida de Miranda.
Um dia, um acaso leva-a ao encontro da mulher de Greg, e assim Miranda conspira a sua vingança e jura não confiar mais nos homens. Mas um encontro fortuito com o piloto de corridas Miles Harper convence-a de que talvez nem todos os homens sejam como Greg...
Com algumas surpresas e muito humor, Jill Mansell oferece-nos um divertido romance que não conseguirá parar de ler até descobrir o desenlace das aventuras e desventuras de Miranda.

Opinião: Amo a personagem principal do livro.

28/06: Panamá (Perdeu 1-2)
Livro Estrangeiro



Nome: A Professora de Piano
Autora: Janice Y. K. Lee
Ano: 2009
Número de páginas: 382
Sinopse: Em 1942, o inglês Will Truesdale chega a Hong Kong e se entrega a uma paixão arrebatadora pela bela socialite Trudy Liang. Mas, com a invasão dos japoneses, Will é enviado a um campo de concentração e Trudy é obrigada a fazer alianças perigosas, que acabam envolvendo-a numa trama de roubo e traições. Em 1952, Claire Pendleton chega a Hong Kong e é contratada pelo rico casal Chen como professora de piano. Uma inglesa provinciana e recém-casada, Claire se deixa seduzir pelo enigmático motorista da família: Will. Quando o passado de Will e o presente de Claire se chocam, o mundo em que vivem se transforma radicalmente.

Opinião: Não gosto de ler muitos flashbacks nos livros, mas gostei da história.

Estão aqui os meus resultados da Fase 3.

Sem comentários:

Enviar um comentário