quarta-feira, 24 de junho de 2026

Desafio World Cup Literário - Resultados Fase 2

 Olá a todos!

 Aqui chegam os resultados da Fase 2. Esta fase foi um pouco mais difícil, mas aqui está!


 Resultados:
18/06: Tchéquia - África do Sul = Empate 1-1; Suíça - Bósnia = Vence Suíça 4-1; Canadá - Qatar = Vence Canadá 6-1México - República da Coreia = Vence México 1-0.
19/06: Turquia - Paraguai = Vence Paraguai 0-1; Estados Unidos - Austrália = Vence Estados Unidos 2-0; Escócia - Marrocos = Vence Marrocos 0-1Brasil - Haiti = Vence Brasil 3-0.
20/06: Tunísia - Japão = Vence Japão 0-4; Holanda - Suécia = Vence Holanda 5-1; Alemanha - Costa do Marfim = Vence Alemanha 2-1; Equador - Curaçau = Empate 0-0.
21/06: Espanha - Arábia Saudita = Vence Espanha 4-0; Bélgica - Irão = Empate 0-0; Uruguai - Cabo Verde = Empate 2-2; Nova Zelândia - Egito = Vence Egito 1-3.
22/06: Argentina - Áustria = Vence Argentina 2-0; França - Iraque = Vence França 3-0; Noruega - Senegal = Vence Noruega 3-2; Jordânia - Argélia = Vence Argélia 1-2.
23/06: Portugal - Uzbequistão = Vence Portugal 5-0; Inglaterra - Gana = Empate 0-0; Panamá - Croácia = Vence Croácia 1-0; Colômbia - República Democrática do Congo = Vence Colômbia 1-0.

 A primeira fase deu 13 livros lusófonos e 5 livros estrangeiros, sem contar com os empates.

 Empates: Tchéquia - África do Sul - Livro Estrangeiro; Equador - Curaçau - Livro Estrangeiro; Bélgica - Irão - Livro Estrangeiro; Uruguai - Cabo Verde - Livro Estrangeiro; Inglaterra - Gana - Livro Estrangeiro.

(AVISO: As regras referem que o país que torcemos não precisamos de fazer).

 Lusófonos:

Os Contos do Gin-Tonic de Mário-Henrique Leiria



Sinopse:

«O autor repete preocupadamente a prevenção anteriormente já feita de que qualquer semelhança entre o que se segue e pessoas, coisas ou acontecimentos existentes na realidade é pura e absoluta coincidência. No entanto, continua a não se sentir impedido de verificar que as coincidências têm causas matematicamente prováveis deveras curiosas. Pessoas, bichos, coisas e actos são aparentados objectivamente pelo acaso. Isto tem tudo a ver com o acaso, nada com o autor. Dada a prova, o autor esquiva-se topológicamente e informa que também não é responsável pelas coincidências. Nenhumas...» Mário-Henrique Leiria, 1973.

Opinião: É um clássico da literatura surrealista.

Uma Família Inglesa de Júlio Dinis


Sinopse:

Este foi o primeiro romance do autor, mas, receoso do acolhimento que lhe dariam, aparece muito depois de ter sido escrito, em folhetins, no "Jornal do Porto", em 1867.
É um romance citadino, objetivo, de análise psicológica e individual, ao estilo do romance realista inglês. Abunda a pintura de interiores, mas a ação é lenta, precipitando-se nos últimos capítulos.
O desenlace é cor-de-rosa, como conclusão habitual em quem "viveu de leve, escreveu de leve, morreu de leve", segundo Eça de Queirós.

Opinião: Um romance simples, mas bom de ler.

Chocolate à Chuva de Alice Vieira


Sinopse:

Em "Chocolate à Chuva" (terceiro volume da trilogia que começa com "Rosa, Minha Irmã Rosa" e prossegue com "Lote 12, 2.º Frente"), Mariana é confrontada, entre outros problemas, com um bem difícil: o divórcio. Os pais da Rita, sua amiga de sempre, tomam essa decisão. É a ruptura. É o fim da ""casa da Rita"", é o ""tremer"" das coisas sólidas. Mariana vai entrar no emaranhado dos ""quês"" e ""porquês"" e vai sentir-se impotente para ajudar a Rita. Mas "Chocolate à Chuva" é também uma maneira fascinante de acompanhar o crescimento de uma adolescente atenta não só ao que se passa em redor dela mas também à sua própria evolução.

Opinião: Adorei este livro. Tem um tema interessante.

Equador de Miguel Sousa Tavares


Sinopse:

Quando naquela manhã chuvosa de Dezembro de 1905, Luís Bernardo é chamado por El-Rei D. Carlos a Vila Viçosa, não imaginava o que o futuro lhe reservava. Não sabia que teria de trocar a sua vida despreocupada na sociedade cosmopolita de Lisboa por uma missão tão patriótica quanto arriscada na distante ilha de S. Tomé. Não esperava que o cargo de governador e a defesa da dignidade dos trabalhadores das roças o lançassem numa rede de conflitos e interesses com a metrópole. E não contava que a descoberta do amor lhe viesse mudar a vida.
Equador é um retrato brilhante da sociedade portuguesa nos últimos dias da Monarquia, que traça um paralelo entre os serões mundanos da capital e o ambiente duro e retrógrado das colónias.
É com esta história admirável, comovente e perturbadora, que Miguel Sousa Tavares inaugura a sua incursão no romance.

Opinião: Gostei do livro, mas tem melhores.

A Ilustre Casa de Ramires de Eça de Queiroz


Sinopse:

O fidalgo Gonçalo Mendes Ramires sentindo-se incapaz de se manter à altura da grandeza da sua linhagem decide escrever um romance sobre a história dos seus antepassados com o intuito de ganhar aí alento para elevar o seu próprio nome, ao mesmo tempo que tenta ganhar projeção no mundo político.

Opinião: Este livro mostra o passado de Portugal, a sua história! Gostei.

O Delfim de José Cardoso Pires

José Cardoso Pires olhou a realidade do seu país como se fosse a trama de uma intriga policial. Considerado um dos seus melhores romances, O Delfim é um marco na literatura portuguesa do século XX.

Opinião: Um livro interessante.

O Regresso d'O Homem que mordeu o Cão de Nuno Markl




Sinopse:

Com toneladas de novas notícias bizarras envolvendo enguias domesticadas, sexo, pensionistas, frascos de pickles, teorias complexas sobre coisas da vida como ser VIP, flagelos da humanidade como bandas que cantam canções Pop em canto gregoriano, transmissões de patinagem artística na televisão e conversas com taxistas sobre futebol, O Regresso d' O Homem Que Mordeu o Cão é o melhor que pode ler para poder experimentar a sensação de ter uma panela enfiada na cabeça enquanto três ou quatro pessoas mal intencionadas batem violentamente na parte de fora com colheres daquelas grandes de apanhar esparguete.

Opinião: Ri muito com esse livro.

A Morgadinha dos Canaviais, de Júlio Dinis



Sinopse:

Romance considerado por muitos críticos literários como o mais bem conseguido de Júlio Dinis, foi publicado em 1868. Na figura do protagonista, Henrique de Souselas, a obra ilustra uma das teses favoritas do autor: o efeito regenerador da vida rústica sobre um organismo moralmente deprimido pela vida urbana. Madalena, a Morgadinha, e a sua prima Cristina alargam a galeria dinisina de mulheres fortes, femininas e virtuosas, dispostas a contornar as barreiras sociais por amor, como acontece com Madalena em relação a Augusto. Está também presente, neste terceiro romance de Júlio Dinis, uma forte componente de crítica social, que visa o fanatismo religioso e o clericalismo hipócrita.

Opinião: É um livro interessante, gostei.

Kaori - Perfume de Vampira, de Giulia Moon


Sinopse:

Século XV Kaori, uma bela garota com o perfume da sedução, trilha caminhos perigosos entre samurais, senhores feudais, prostitutas e criaturas mágicas do folclore japonês. No seu caminho, surge José Calixto, um artista sensível e apaixonado, capaz de tudo para dar vida a uma obra imortal. Século XXI na fervilhante Avenida Paulista, coração de São Paulo, Samuel Jouza tem uma profissão peculiar. Ele observa vampiros para um misterioso instituto de pesquisas. Mas ao salvar um menino das garras dos sanguessugas, o olheiro percebe que a sua profissão é muito mais perigosa do que imaginava.

Opinião: Gostei do livro.

A Hora da Estrela, de Clarice Lispector



Sinopse: 

A história da nordestina Macabéa é contada passo a passo por seu autor, o escritor Rodrigo S.M. (um alter-ego de Clarice Lispector), de um modo que os leitores acompanhem o seu processo de criação. À medida que mostra esta alagoana, órfã de pai e mãe, criada por uma tia, desprovida de qualquer encanto, incapaz de comunicar-se com os outros, ele conhece um pouco mais sua própria identidade. A descrição do dia-a-dia de Macabéa na cidade do Rio de Janeiro como datilógrafa, o namoro com Olímpico de Jesus, seu relacionamento com o patrão e com a colega Glória e o encontro final com a cartomante estão sempre acompanhados por convites constantes ao leitor para ver com o autor de que matéria é feita a vida de um ser humano.

Opinião: Não é um dos meus favoritos da autora.

Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente


Sinopse: 

O "Auto da Barca do Inferno", de Gil Vicente, é uma sátira impiedosa da sociedade portuguesa do século XVI. Suas críticas não poupam ninguém - fidalgos, padres magistrados, mas também sapateiros e ladrões.
Cada personagem traz, nas roupas ou nas mãos, os símbolos de seus pecados e deles não podem se desfazer; não há defesa contra as acusações do Diabo ou do Anjo.

Opinião: Adorei este livro ao ler na escola.

A Batalha do Apocalipse, de Eduardo Spohr


Sinopse: 

Há muitos e muitos anos, há tantos anos quanto o número de estrelas no céu, o Paraíso Celeste foi palco de um terrível levante. Um grupo de anjos guerreiros, amantes da justiça e da liberdade, desafiou a tirania dos poderosos arcanjos, levantando armas contra seus opressores. Expulsos, os renegados foram forçados ao exílio, e condenados a vagar pelo mundo dos homens até o dia do Juízo Final.
Mas eis que chega o momento do Apocalipse, o tempo do ajuste de contas, o dia do despertar do Altíssimo. Único sobrevivente do expurgo, o líder dos renegados é convidado por Lúcifer, o Arcanjo Negro, a se juntar às suas legiões na batalha do Armagedon, o embate final entre o Céu e o Inferno, a guerra que decidirá não só o destino do mundo, mas o futuro do universo.
Das ruínas da Babilônia ao esplendor do Império Romano; das vastas planícies da China aos gelados castelos da Inglaterra medieval. A Batalha do Apocalipse não é apenas uma viagem pela história humana, mas é também uma jornada de conhecimento, um épico empolgante, cheio de lutas heróicas, magia, romance e suspense.

Opinião: Gostei do livro.

O Fim Da Inocência de Francisco Salgueiro

Sinopse:
Aos olhos do mundo, Inês é a menina perfeita. Frequenta um dos melhores colégios nos arredores de Lisboa e relaciona-se com filhos de embaixadores e presidentes de grandes empresas. Por detrás das aparências, a realidade é outra, e bem distinta. Inês e os seus amigos são consumidores regulares de drogas, participam em arriscados jogos sexuais e utilizam desregradamente a Internet, transformando as suas vidas numa espiral marcada pelo descontrolo físico e emocional.
Francisco Salgueiro dá voz à história real e chocante de uma adolescente portuguesa, contada na primeira pessoa. Um aviso para os pais estarem mais atentos ao que se passa nas suas casas.

Opinião: É um livro que nos dá a conhecer o mundo por trás da droga.

Estrangeiros:


A Talentosa Flavia de Luce, de Alan Bradley


Sinopse:

Subitamente, Buckshaw é atingida por uma série de acontecimentos inexplicáveis. Um pássaro morto é encontrado no degrau da porta, com um selo de correio espetado no bico. Algumas horas depois, Flavia descobre um homem caído no meio dos pepinos e vê-o exalar o seu último suspiro. Para a pequena, que fica ao mesmo tempo chocada e encantada, a vida começa realmente a sério quando o homicídio chega à velha mansão. Uma pintura perspicaz do sistema de classes e da sociedade da época, A Talentosa Flavia de Luce é uma história de enganos magistralmente contada e um magnífico gozo literário.

Opinião: Pela capa nem parece ser policial, mas é.

A História Secreta de Donna Tartt


Sinopse:

Richard Papen deixa de boa vontade a sua Califórnia natal para seguir estudos na Universidade da Hampden, em Vermont. Fascinado por um estranho grupo de cinco estudantes, sofisticados, seguros e aparentemente inacessíveis, consegue integrar um curso de grego antigo dirigido pelo carismático Julian Morrow e assim aceder a um círculo fechado, envolvendo-se numa atmosfera tenebrosa e perversa onde se misturam erudição, helenismo, elistismo, amor da beleza e da violência. Mas quando descobre o segredo atroz que lhe escondem os amigos, a sua vida vai oscilar irremediavelmente. Uma história densa, perturbadora e arrepiante que combina a densidade psicológica dos personagens e o vigor poético de um texto clássico com uma trama complexa e um ritmo alucinante.

Opinião: A forma como ocorrem os acontecimentos, como a escritora narra todo a história é muito bom. Gostei.

O Pequeno Amigo de Donna Tartt


Sinopse:

Numa pequena cidade do Mississípi, Harriet cresce na sombra do seu irmão, encontrado enforcado numa árvore do jardim da sua própria casa, quando ela era ainda um bebé. O assassino nunca foi identificado, e a família nunca recuperou da tragédia. Harriet, ferozmente determinada, muito precoce para os seus doze anos, decide, num Verão, resolver o assassínio e reclamar vingança. O único aliado de Harriet nesta busca é o seu devoto amigo Hely. Mas o que em breve encontrarão nada tem a ver com brincadeiras de crianças: é obscuro, adulto e demasiado ameaçador.

Opinião: Preferi o livro dela que falei acima.

A Metamorfose de Franz Kafka


Sinopse:

"Quando Gregor Samsa despertou, certa manhã, de um sonho agitado viu que se transformara, durante o sono, numa espécie monstruosa de insecto."

É deste modo que Kafka inicia a história de Gregor Samsa, um sujeito que se viu "obrigado a tornar-se um caixeiro-viajante, que deixou de ter vida própria para suportar financeiramente todas as despesas de casa.
Numa manhã, ao acordar para o trabalho, Gregor vê que se transformou num insecto horrível com um "dorso duro e inúmeras patas". A princípio, as suas preocupações passam por pensamentos práticos relacionados com a sua metamorfose.
Depois, as preocupações passam para um estado mais psicológico e até mesmo sentimental. Gregor sente-se magoado pela repulsa dos pais perante a sua metamorfose. Apenas a irmã se digna a levar-lhe a alimentação, mas mesmo assim a repulsa e o medo também começam a se manifestar. A metamorfose de Gregor vai além da modificação física. É sobretudo uma alteração de comportamentos, atitudes, sentimentos e opiniões.

Opinião: É um livro muito pesado, na minha opinião.

Cem Anos de Solidão de Gabriel García Márquez





Sinopse:

"Muitos anos depois, diante do pelotão de fuzilamento, o coronel Aureliano Buendía haveria de recordar aquela tarde remota em que o pai o levou a conhecer o gelo."
Com estas palavras - tão célebres já como as palavras iniciais do Dom Quixote ou de À Procura do Tempo Perdido - começam estes Cem Anos de Solidão, obra-prima da literatura contemporânea, traduzida em todas as línguas do mundo, que consagrou definitivamente Gabriel García Márquez como um dos maiores escritores do nosso tempo.
A fabulosa aventura da família Buendía-Iguarán com os seus milagres, fantasias, obsessões, tragédias, incestos, adultérios, rebeldias, descobertas e condenações são a representação ao mesmo tempo do mito e da história, da tragédia e do amor do mundo inteiro.

Opinião: Dispensa apresentações.

Anna Karenina de Liev Tolstói





Sinopse:

Uma das melhores obras de Tolstói, o romance Anna Karenina narra a história do amor difícil e controvertido vivido pela protagonista Ana na Rússia czarista. Ela é uma mulher casada que vai atrás do seu amante Vronski mas, arrebatada por uma paixão proibida, resvala cada vez mais para um abismo de mentiras e destruição. Tolstói questiona o significado da vida e da justiça social tendo como pano de fundo as crises familiares. É o maior romance do adultério na literatura universal.

Opinião: É realmente uma das melhores obras do autor.

A Paixão de Jane Eyre de Charlotte Brontë



Sinopse:

A Paixão de Jane Eyre é a história de uma órfã que vive com a sua desagradável tia e os seus nada atractivos primos. Mais tarde, colocada num asilo, Jane começa a desenvolver um espírito independente para a época e aprende que a melhor maneira de manter o respeito próprio na adversidade é manter o autocontrole. Esta aprendizagem servir-lhe-á para toda a vida e permite-lhe repudiar noivos, ser auto-suficiente, mudar de identidade e encontrar um seu igual ao nível intelectual e da paixão sexual.

Opinião: Gosto das irmãs Brontë, logo a minha escolha recair sobre uma delas.

Felizes Para Sempre de Nora Roberts



Sinopse:

Enquanto relações públicas de uma empresa de organização de casamentos, Parker Brown tem um talento excepcional para realizar os sonhos das noivas mais exigentes. Mas é incapaz de sonhar sobre o seu próprio futuro.
O mecânico Malcolm Kavanaugh adora descobrir como funcionam as coisas. E perceber os segredos de uma mulher complexa e deslumbrante como Parker é um desafio.
Parker e Malcom, quando estão juntos, fazem faísca. Mas ambos sabem que passar de um pequeno flirta uma relação séria é um passo muito importante. Os riscos que Parker correu nos negócios sempre valeram a pena, mas arriscar o seu coração é algo que a jovem não sabe se pode fazer... Felizmente, Malcom irá mostrar-lhe que a vida é demasiado curta para não ser vivida ao máximo.

Opinião: É uma linda história de amor.

A Maldição Do Anel de Édouard Brasey

Sinopse:
«Maldito sejas, Odin, tu e a tua arrogante valquíria! Maldito sejas, tal como é maldito o sangue que corre nas veias dos teus bastardos humanos! Maldito sejas, Deus sem fé que tiveste no teu dedo o anel do Nibelungo!» Dentro em breve, a maldição do anel do Nibelungo desencadeará o crepúsculo dos deuses. De forma a conseguir gorar este cruel presságio, Odin, o Deus supremo, pede à sua filha, a valquíria Brunilde, para continuar com a sua linhagem humana que ele outrora reunira em Midgard. Assim, Brunilde vê-se obrigada a perder o seu estatuto de deusa e de virgem guerreira e passará a ser um simples comum mortal. Mas Loki, o génio do fogo e do mal, semeia pelo mundo o terror e manipula os deuses e os homens de forma a antecipar a catástrofe final. Anéis mágicos e espadas invencíveis, valquírias e dragões, gigantes e anões, deuses e heróis movidos por paixões ardentes... Na linha de O Anel de Nibelungo, de Richard Wagner, de O Senhor dos Anéis, de J. R. R. Tolkien, e das ancestrais lendas e mitologias nórdicas, A Maldição do Anel é uma saga enriquecida pelo sopro épico e heróico, um romance cheio de aventuras e de paixões mas também de poesia e de encantamento. Será por amor que Brunilde partirá do mundo dos deuses e descobrirá o dos homens..

Opinião: Não é um género de livro que aprecie. Nunca achei muito interesse a estórias com criaturas mas este livro me cativou.

Que venha a Fase 3!

Sem comentários:

Enviar um comentário