domingo, 11 de dezembro de 2022

Desafio World Cup Literário - Resultados Fase 5

 Olá a todos!

 Aqui estão os resultados da Fase 5.

 Foi mesmo mais difícil! Tive que voltar aos livros escondidos da minha estante.


 Resultados:
 09/12: Croácia - Brasil = Vence Croácia 4-2; Países Baixos - Argentina = Vence Argentina 3-4.
 10/12: Marrocos - Portugal = Vence Marrocos 1-0; Inglaterra - França = Vence França 1-2.

 A quinta fase deu 2 livros lusófonos e 1 livro estrangeiro.

(AVISO: As regras referem que o país que torcemos não precisamos de fazer).

 Lusófonos:

 Nome: Lobo Solitário
 Autora(a): Cláudio Cardoso
 Número de Páginas: 258
 Sinopse: Tão curta quanto intensa... Tão efémera quanto perpétua… Esta é a história do João.

 “E eis que, quando o nosso lobo solitário tenta esboçar mais um “mas”, a Ana o abraça e beija apaixonadamente.

 O João estava radiante, sentia-se a levitar. Olhou para a bela rapariga e pensou que, mesmo que aquele momento não se voltasse a repetir, ele não se importaria, pois na sua mente iria permanecer eterno.

 O João tinha alcançado o sonho. Havia compreendido que uma pequena ave pode também sonhar. Mesmo com asas frágeis e curtas, consegue chegar onde só possantes águias, com enormes asas e fortes garras, almejam voar.”

 Efémero e perpétuo, dois adjectivos tão opostos quanto verdadeiros, presentes no Lobo Solitário. Sonhos que, por vezes, podem ter um preço demasiado elevado.

 Mergulha na história de corpo, alma e coração. Ri, chora, vibra. No fim, tira uma conclusão ou quem sabe, uma lição.

 Opinião: É uma história muito bonita. Gostei do protagonista e da história que ele conta.


 Nome: Madie Saraiva
 Autor(a): Destinados A Amar
 Número de Páginas: 256
 Sinopse: Um pequeno problema de saúde leva a jovem Luana, de coração partido, ao consultório do médico Jason, que há muito já não acreditava no amor. Uma troca de olhares e ambos sentiram o que não deviam….

 Quando já ambos tinham desistido do amor verdadeiro, o destino não tinha desistido deles, e talvez, esse destino tivesse outros planos para eles. Será que eles iriam conseguir resistir a todas as tentações, intrigas e traições e poderiam ficar juntos? Será que o amor é assim tão forte?

 Opinião: É um romance/drama emotivo. Bem escrito e bem narrado!

 Estrangeiro:


 Nome: Estrada Leste-Oeste
 Autor(a): Philippe Sands
 Número de Páginas: 528
 Sinopse: Numa cidade hoje pouco conhecida, mas que foi um importante centro cultural da Europa de Leste, «a pequena Paris da Ucrânia», a um tempo chamada de Lemberg, Lwów, Lvov ou Lviv, consoante a potência ocupadora, uma estrada percorria-a de leste a oeste.
 Ao longo dessa estrada, em momentos diferentes, moraram três homens: Leon Buchholz, avô do autor, Hersch Lauterpacht, que viria a cunhar a expressão crimes contra a humanidade, e Rafael Lemkin, que criaria o conceito de genocídio, apresentados pela primeira vez nos julgamentos de Nuremberga.

 Este livro narra a evolução pessoal e intelectual de Lauterpacht e Lemkin, ambos estudantes de Direito na Universidade de Lviv, cada um dos quais considerado o pai do moderno Direito Internacional, ambos presentes em Nuremberga, alheios ao facto de que o homem que julgam - Hans Frank, governador-geral da Polónia ocupada - pode ter sido o responsável pelo assassínio da quase totalidade das suas famílias.

 Mas este livro é também a memória de uma família, com o autor a traçar a história do seu avô — uma vida envolta em segredos, com muitas perguntas e poucas ou nenhumas respostas — e da sua fuga pela Europa em face das atrocidades nazis.

 Estrada Leste-Oeste é um livro que mostra que nem tudo foi dito sobre a Segunda Guerra Mundial. Uma meditação sobre a barbárie, a culpa e o desejo de justiça. Raramente se justifica aplicar a qualificação de indispensável a um livro, mas este é esse livro.

 Opinião: Este é mais um livro emotivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário