sábado, 3 de dezembro de 2022

Desafio World Cup Literário - Resultados Fase 3

  Olá a todos!

 Aqui chegam os resultados da Fase 3.

 Esta Fase 3 foi um pouco mais difícil, mas ainda não senti uma dificuldade tão grande como na edição passada.


 Resultados:
 29/11: Países Baixos - Qatar = Vence Países Baixos 2-0; Equador - Senegal = Vence Senegal 1-2; País de Gales - Inglaterra = Vence Inglaterra 0-3; Irão - USA = Vence USA 0-1.
 30/11: Polónia - Argentina = Vence Argentina 0-2; Arábia Saudita - México = Vence México 1-2; Tunísia - França = Vence Tunísia 1-0; Austrália - Dinamarca = Vence Austrália 1-0.
 01/12: Japão - Espanha = Vence Japão 2-1; Costa Rica - Alemanha = Vence Alemanha 2-4;  Croácia - Bélgica = Empate; Canadá - Marrocos = Vence Marrocos 1-2.
 02/12: Camarões - Brasil = Vence Camarões 1-0; Sérvia - Suíça = Vence Suíça 3-2; Coreia do Sul - Portugal = Vence Coreia do Sul 2-1; Gana - Uruguai = Vence Uruguai 0-2.

 A terceira fase deu 8 livros lusófonos e 6 livros estrangeiros, sem contar com os empates.

 Empates: Bélgica - Croácia = Livro Estrangeiro

(AVISO: As regras referem que o país que torcemos não precisamos de fazer).

 Lusófonos:


 Nome: O Barão de Lavos
 Autor(a): Abel Botelho
 Resumo: Sebastião, o barão de Lavos, seduz Eugénio, um vendedor de cautelas do Passeio Público. Põe-no por conta numa casa que possui, mas acaba por se apaixonar pelo jovem.

 Opinião: O livro foi escrito em 1891 e fala sobre a homossexualidade masculina.

 Nome: Pelo Sertão
 Autor(a): Afonso Arinos
 Conteúdo: Num dos contos um bruxo - "Tio Miguel" - atende a mulata Benedita, escrava, que pretende conquistar o amor de um certo Miguel.

 Opinião: Decidi deixar mais um clássico na lista e aqui está este livro publicado em 1898 pelo escritor brasileiro. É uma obra de contos e passa-se no interior do Brasil.


 Nome: Bom-Crioulo
 Autor(a): Adolfo Caminha
 Conteúdo: Amaro, o personagem principal, é um escravo foragido que anseia ser dono de seu próprio destino. É aceito como marinheiro, o que lhe permite realizar o seu sonho de liberdade e que, associado ao seu físico imponentemente muscular, "sem um osso à vista", claramente mais possante que o dos outros marujos, o transforma em alguém voluntarioso e benevolente, de tal forma que recebe a alcunha "Bom Crioulo". 

 Opinião: É um romance antigo homoerótico. Um marco. Dos primeiros autores a escreverem algo assim.


 Nome: A Brasileira de Prazins
 Autor(a): Camilo Castelo Branco
 Número de Páginas: 120
 Sinopse: As obras de Camilo em curso de publicação nesta Editora, sob a direcção do Professor Doutor Aníbal Pinto de Castro, marcam uma nova fase na edição e nos estudos camilianos. Assim, todas são organizadas por especialistas que fixam uma matriz autoral, o que significa que as análises literárias, citações e até leituras das obras de Camilo devem doravante ser efectuadas a partir desta edição, o que muito a valoriza. Os textos destas edições têm sido analisados e confrontados de forma científica, inclusive corrigindo lapsos do autor e muitos outros que surgem em edições pretéritas ou correntes.
 A Brasileira de Prazins é a melhor produção romanesca do autor, afirma no prefácio o também escritor João Bigotte Chorão. "De toda a ficção camiliana é o título em que, a nosso ver, o leitor encontra o melhor Camilo, tanto no sentimento forte como na ironia, e ainda na linguagem, ao mesmo tempo rica e castiça..." O volume inclui uma "nota introdutória" sobre os critérios de edição das "Obras de Camilo Castelo Branco", assinada pelo prof. doutor Aníbal Pinto de Castro e pelo editor.

 Opinião: Eu amo Camilo Castelo Branco. Acho que aprecio todas as obras.

 Nome: A Normalista
 Autor(a): Adolfo Caminha

 Opinião: Um do maiores naturistas do Brasil. Aprende-se até na escola.


 Nome: Folhas Caídas
 Autor(a): Almeida Garrett
 Número de Páginas: 148
 Sinopse: Uma obra poética da maturidade literária dum escritor e do ocaso de um apaixonado, nem por isso menos veemente e menos verdadeira.

 Opinião: Li na escola e gostei bastante.


 Nome: O Homem
 Autor(a): Aluísio Azevedo
 Número de Páginas: 181

 Opinião: Um nome do naturalismo brasileiro. Gostei da obra, foi uma leitura interessante.


 Nome: O Cortiço
 Autor(a): Aluísio Azevedo
 Número de Páginas: 204
 Sinopse: Neste romance, um clássico da literatura brasileira, através de uma linguagem que conjuga a erudição com um registo coloquial, é feito um retrato da sociedade brasileira oitocentista, de uma forma jocosa e muito controversa para as mentalidades de então.

 Opinião: Mias uma obra de Aluísio Azevedo. Mais um clássico.

 Estrangeiros: 

 

 Nome: É assim que acaba
 Autor(a): Colleen Hoover
 Sinopse: Da autora das séries Slammed e Hopeless. Um romance sobre as escolhas corretas nas situações mais difíceis. As coisas não foram sempre fáceis para Lily, mas isso nunca a impediu de conquistar a vida tão sonhada. Ela percorreu um longo caminho desde a infância, em uma cidadezinha no Maine: se formou em marketing, mudou para Boston e abriu a própria loja. Então, quando se sente atraída por um lindo neurocirurgião chamado Ryle Kincaid, tudo parece perfeito demais para ser verdade. Ryle é confiante, teimoso, talvez até um pouco arrogante e se sente atraído por Lily. Porém, sua grande aversão a relacionamentos é perturbadora. Além de estar sobrecarregada com as questões sobre seu novo relacionamento, Lily não consegue tirar Atlas Corrigan da cabeça — seu primeiro amor e a ligação com o passado que ela deixou para trás. Ele era seu protetor, alguém com quem tinha grande afinidade. Quando Atlas reaparece de repente, tudo que Lily construiu com Ryle fica em risco. Com um livro ousado e extremamente pessoal, Colleen Hoover conta uma história arrasadora, mas também inovadora, que não tem medo de discutir temas como abuso e violência doméstica. Uma narrativa inesquecível sobre um amor que custa caro demais.

 Opinião: A autora de que falam hoje em dia. Para ser sincera, não achei este livro lá grande coisa.


 Nome: De Lukov, Com Amor
 Autor(a): Mariana Zapata
 Número de Páginas: 528
 Sinopse: Se alguém perguntasse a Jasmine Santos como ela descreveria os últimos anos de sua vida em uma única palavra, ela, definitivamente, usaria uma com quatro letras. Depois de dezessete anos e incontáveis promessas e ossos quebrados, ela sabe que as portas para competir na patinação artística estão começando a se fechar. Mas a oferta mais incrível de sua vida surge por meio de um cara arrogante e idiota que ela passou a última década desejando poder lançar na direção de um ônibus em movimento. Então, Jasmine compreende que precisará reconsiderar tudo. Inclusive Ivan Lukov.

 Opinião: É uma obra muito bonita. Gostei da descrição e da narração.


 Nome: Em Outra Vida, Talvez?
 Autor(a): Taylor Jenkins Reid
 Número de Páginas: 365
 Sinopse: E se tudo o que é possível acontecesse? Hannah está perdida. Aos 29 anos, ainda não decidiu que rumo dar à sua vida. Depois de uma decepção amorosa, ela volta para Los Angeles, sua cidade natal, pois acha que, com o apoio de Gabby, sua melhor amiga, finalmente vai conseguir colocar a vida nos trilhos. Para comemorar a mudança, nada melhor do que reunir velhos amigos num bar. E lá Hannah reencontra Ethan, seu ex-namorado da adolescência. No fim da noite, tanto ele quanto Gabby lhe oferecem carona. Será que é melhor ir embora com a amiga? Ou ficar até mais tarde com Ethan e aproveitar o restante da noite? Em realidades alternativas, Hannah vive as duas decisões. E, no desenrolar desses universos paralelos, sua vida segue rumos completamente diferentes. Será que tudo o que vivemos está predestinado a acontecer? O quanto disso é apenas sorte? E, o mais importante: será que almas gêmeas realmente existem? Hannah acredita que sim. E, nos dois mundos, ela acha que encontrou a sua.

 Opinião: Eu gosto muita desta autora. Tem enredos muito bonitos.


 Nome: Assombrando Adeline
 Autor(a): H. D. Carlton
 Número de Páginas: 617
 Sinopse: A Manipuladora

 Posso manipular as emoções de qualquer um que me permita.
 Vou te machucar, te fazer rir, te fazer chorar e suspirar.
 Mas minhas palavras não o afetam. Sobretudo quando eu imploro para ele ir embora.
 Ele está sempre ali, observando e esperando.
 E eu nunca consigo desviar o olhar.
 Não quando o que eu quero é que ele se aproxime.

 A Sombra

 Eu não queria me apaixonar.
 Mas agora que aconteceu, não consigo ficar longe.
 Estou hipnotizado pelo sorriso dela, por seus olhos e pelo jeito como ela se move.
 Pelo jeito como ela tira a roupa.
 Vou continuar observando e esperando. Até eu conseguir torná-la minha.
 E assim que ela for minha, nunca irei deixá-la ir.
 Nem mesmo se ela implorar por isso.

 Opinião: É um livro muito sombrio, mas bom para quem procura esse tipo de livro.
 

 Nome: As Musas
 Autor(a): Alex Michaelides
 Número de Páginas: 360
 Sinopse: Se Edward Fosca é um assassino? Disso, Mariana tem a certeza. Mas Fosca é intocável. O belo e carismático professor de Tragédia Grega na Universidade de Cambridge é adorado por funcionários e alunos? Principalmente pelas alunas que fazem parte das Musas, uma sociedade secreta. Mariana é uma terapeuta de grupo extraordinária, mas as suas tragédias pessoais perseguem-na. Quando Tara, membro das Musas, é encontrada esfaqueada e sem vida, Mariana fica obcecada com o caso.  Como antiga aluna de Cambridge, suspeita imediatamente de que, por detrás da beleza do edifício medieval que abriga a instituição secular e as suas antigas tradições, se esconde algo sinistro.
Apesar de Edward Fosca ter um álibi, para Mariana ele é o responsável por aquela morte. Mas o que faria o professor atacar assim uma das alunas? E por que razão não para de falar dos ritos de Perséfone e da sua viagem ao Submundo?

 Quando outro corpo é encontrado, Mariana fica descontrolada. Tem de conseguir provar a culpa de Fosca. Esta obsessão ameaça minar todas as relações que tem, mas ela está determinada e quer deter este assassino, ainda que isso lhe possa custar tudo… inclusive a própria vida.

 Opinião: É uma obra que achei um pouco chata. A narrativa muito enrolada.


 Nome: O Beco das Ilusões Perdidas
 Autor(a): William Lindsay Gresham
 Sinopse: O jovem Stan Carlisle, carroceiro de um circo de variedades, assiste, em um misto de repulsa e curiosidade, a uma das principais atrações do lugar: um alcoólatra, decadente e entregue à própria imundice, é apresentado como um selvagem, sendo objeto de espanto, nojo e escárnio da multidão voyeurística. Stan se pergunta como um homem pode se humilhar e perder a dignidade daquela forma. Ele jura que nunca, de forma alguma, essa desgraça poderia acontecer com ele.

 Opinião: É um clássico que gostei bastante.



 Nome: Scarface
 Autor(a): Armitage Trail

 Opinião: Eu acho que dispensa apresentações. Um clássico, que recebeu adaptação cinematográfica.

Sem comentários:

Enviar um comentário